segunda-feira, 31 de março de 2014

33 fatos curiosos sobre chope e cerveja.



Você se considera letrado em cervejas e chopes ou ainda está ingressando no mundo das cervejas artesanais? Encontramos este material rodando na internet e aprimoramos um pouco o conteúdo, que tem autoria desconhecida.

 Seguem aqui 33 fatos sobre chope que você sempre quis saber mas tem vergonha de perguntar:

 

01-De onde vem a palavra chope?


Chope vem do alemão Schoppen e é uma medida de volume. Com o tempo, a palavra passou a designar a bebida.


02-Quanto mais gelado melhor o chope?

Chope muito gelado  (0°C) pode diminuir a capacidade sensorial das papilas gustativas, inibe a liberação de aromas e a percepção de sabores.

03-Então, qual a temperatura ideal?

A temperatura ideal varia de acordo com o estilo do Chope. O mais comum é que sejam servidos entre 4 e 6º C.

04-Como tirar um bom chope?

Primeiro aproxima-se o copo levemente inclinado a 2 cm de distância da torneira. Quando o líquido chega ao meio, o copo deve  voltar à posição vertical. Finalmente, com o copo quase cheio, gira-se a torneira para uma posição que só permite a passagem da espuma. Qualquer um aprende depois de três tentativas. O bom tirador faz isso centenas de vezes numa noite e com rapidez.


05-Chope estraga?

Sim. A bebida oxida muito facilmente. Um barril de chope de estilo mais delicado tem prazo de validade de 10 dias quando corretamente armazenado em câmara fria. Já uma garrafa, por ser pasteurizada, dura aproximadamente de 6 meses a 1 ano. É claro que existem estilos que possuem validade indeterminada (cervejas de guarda)

Por isso é bom frequentar bares onde o chope tem mais saída. Bar vazio significa chope velho.

06-Do que é feito o chope?

Os ingredientes são água tratada, malte (que é feito da cevada, trigo ou centeio), lúpulo (uma trepadeira que confere amargor à bebida) e levedura (para fermentação). Algumas cervejas também levam especiarias, frutas ou outros elementos como cacau e aveia.

07-Qual a diferença entre chope e cerveja?

Os ingredientes são os mesmos. No entanto, a cerveja passa pelo processo de pasteurização, para que seja conservada por mais tempo.

08-Chope é mais leve que cerveja?

Não. Por ser mais fresco, a pessoa tem a impressão de que o chope é mais leve. Mas a fórmula é a mesma.



09-Quantos quilos de malte são precisos para se fazer 1 litro de cerveja?

Diferentes receitas e diferentes estilos levam diferentes quantidades de malte em sua fabricação e esta diferença pode ser de até 10x entre uma receita e outra.


10-O que é a cerveja artesanal?

Para muitos é difícil definir o que é uma cerveja artesanal, entretanto podemos dizer que é a cerveja produzida sempre em busca da qualidade máxima. Cervejas de grandes indústrias podem conter cereais não malteados ou conservantes, que são elementos adicionados para baratear ou melhorar as condições comerciais da cerveja. Já as cervejas artesanais são fabricadas com insumos de alta qualidade e processos rigorosos com intuito de obter o melhor produto final.


11-Qual o tamanho ideal do colarinho?

Cada estilo de cerveja possui formação característica de creme. Em geral, pode-se considerar cerca de 2 a 3cm de colarinho como suficientes.

12-Por que se deve beber com colarinho?

A espuma do colarinho é essencial para manter a carbonatação (gás).  Ela protege a bebida do contato com o oxigênio, que pode fazer o chope perder suas características.
A  espuma também tem papel importante na manutenção da temperatura ideal da cerveja.


13-Chope dá barriga?
    
Dependendo do estilo, um copo de 300ml de chope pode ter entre 100 e 120 calorias, o mesmo que um suco de laranja. Costumamos dizer que o consumo de grandes quantidades de cerveja e, principalmente, de petiscos é que pode prejudicar sua dieta.


14-Qual a diferença do chope claro para o escuro?

 A coloração da cerveja deve-se, principalmente, ao tipo de malte utilizado. Qualidades de malte com mais torrefação conferem cor mais escura à cerveja. A cor da cerveja não tem ligação direta com seu sabor. Existem cervejas mais escuras de sabor adocicado e cervejas claras com amargor muito elevado. Apesar de dizer muito em relação à cerveja e seu estilo, a coloração não é indicativo objetivo do sabor ou de outras qualidades da cerveja.


15-O que é e para que serve a serpentina?

É um tubo que sai do barril e que leva o chope até a torneira. Ela é envolta em gelo. É nesse trajeto que o chope gela.

16-Como se deve lavar um copo de chope?

Com pouco sabão neutro e água corrente em grande quantidade. É importante não deixar gordura ou sabão no copo, pois a presença destes elementos pode alterar as características do creme e da cerveja em si.
Recomenda-se deixar secar naturalmente.

17-Em que temperatura o chope congela?

Tipicamente,um chope tipo Pilsen congela por volta de -2,5º C, mas isso também depende do estilo da cerveja.


18-Quantas marcas de chope existem?

No Brasil, existem mais de 230 empresas autorizadas a produzir cerveja.
No festival brasileiro da cerveja de 2014, mais de 400 rótulos foram inscritos para avaliação no concurso brasileiro de cervejas.


19-Tomar chope de canudinho dá mais onda?

 O canudo em si não tem efeito algum. Só que se acaba bebendo mais rápido e consumindo mais, o que aumenta o efeito.



20-A qualidade da água influi no chope? 

Sim, mas as fábricas possuem tecnologia e realizam processos rigorosos para deixar a água apropriada para produção de cerveja, com interferência mínima nas características finais do produto.


21-Congelar o copo antes de beber chope é bom? 

Não, a condensação de água no copo congelado altera as características da cerveja e da formação do creme, além de não contribuir significativamente com a redução da temperatura do líquido.



22-Quais os tipos mais estranhos de cerveja que existem? 

Há cevejas feitas dos mais distintos ingredientes, até mesmo uma cerveja feita com leveduras da barba do mestre cervejeiro. Há cervejas fermentadas no fundo do oceano e também cervejas com graduação alcoólica superior a 40%, realmente não há limite para a imaginação cervejeira!


23-Lager, Ale, Stout, Bitter, que diabos é isso tudo?

O universo das cervejas possui muitas denominações de estilos, técnicas de fabricação, tipos de malte, tipos de envelhecimento. A cada nova cerveja, um novo aprendizado.


24-Quanto se bebe de chope no Brasil?

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo mas está apenas entre os 20 maiores consumidores, com cerca de 62 litros por habitante por ano.


25-Qual a graduação alcoólica do chope?

Tipicamente, varia entre 4 GL e 13 GL, mas existem cervejas bem deslocadas desta faixa. O vinho tem 8 GL, destilados, como a vodca e o uísque, 42 GL.


26-O que é GL?

GL é a abreviatura de Gay-Lussac, unidade de teor alcoólico. O nome é uma homenagem ao cientista Joseph Louis Gay-Lussac (1778- 1850).



27-O que tem mais gás: chope, cerveja ou refrigerante?

O chope tem a mesma quantidade de gás que a cerveja. Ambos tem menos gás que o refrigerante.

28- Posso tomar quantos chopes e em seguida dirigir?

A lei de trânsito brasileira determina como infração a condução de veículo automotor após a ingestão de qualquer quantidade de álcool. Entretanto, estima-se que uma dose de bebida é eliminada pelo corpo em cerca de uma hora. Portanto, se beber um chope, após aproximadamente uma hora o álcool já deve ter desaparecido do seu organismo.

29-Qual o país onde mais se bebe cerveja?     

República Tcheca, com cerca de 160 litros por habitante por ano.

30-Quantos mililitros são "roubados" num copo com três dedos de espuma?

Nenhum. Os copos costumam ter 330 ml e são servidos com 300 ml de líquido e o resto de espuma. No exterior, é comum haver copos com a marca de 300 ml estampada.


31-Qual é o copo ideal para uma boa degustação?

Para cada estilo de cerveja há um copo mais adequado pois o formato do copo interfere na formação do creme, na propagação dos aromas e no encaminhamento da cerveja à boca. Vale a pena pesquisar e desfrutar sua cerveja em um copo adequado.


32-Qual a melhor cevada do Brasil?

Sabemos que não se utiliza apenas malte de cevada para produção de cervejas. Diversos tipos de malte nacionais e internacionais são utilizados na fabricação de cada tipo de receita. Algumas cervejas tem seu nome justamente em razão dos tipos de malte utilizados, como: Viena, Rye Pale Ale, Rauchbier, Weiss.


33-Quanto custa um barril? 

Um barril de 50 litros ao ser comprado diretamente do fabricante, custa entre 400 e 600 reais, dependendo da marca e do tipo da cerveja.








8 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou Luiz Carlos. Grande abraço!

      Excluir
  2. Viva as artesanais!!!

    ResponderExcluir
  3. Ambev é só suco de milho!
    Porra!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então, segundo o artigo daqui, a ambev que agora produz cervejas com a Wals, mesmo fabricando cerveja de jaboticaba com milho e dizem que também malte, é praticamente uma artesanal de qualidade... hehehe.

      Excluir
  4. Bom post, mto didático e explicativo. Escrevi sobre " o mito da cerveja on tap", em http://www.felicidadeliquida.com.br/2015/03/o-mito-da-cerveja-on-tap.html?m=1 . Temos que desmistificar essa história de acharem que chopp vai ser sempre melhor que garrafa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato. Você pontuou bem, e nós concordamos que o chope é melhor que uma garrafa apenas quando garante o frescor da bebida. E isso depende da data de fabricação, transporte, armazenamento e serviço. Ou seja, muita chance de coisas ruins acontecerem com a "felicidade líquida". :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...