quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Coleção de Rótulos

Olá pessoal do Loucos por Ales, como vocês puderam perceber, ou não, o blog está com  algumas carinhas novas então vamos lá apresentar uma delas. Meu nome é Julia Possiede, já participei de algumas matérias colaborativas para o blog e fui convidada para compartilhar com vocês um pouco da minha experiência “cervejeira”...então vamos lá!!

Quantas vezes vocês já não compraram um livro pela capa, ou melhor...uma cerveja pelo rótulo?

Sejam rótulos tradicionais ou modernos são eles que muitas vezes acabam interferindo na escolha da compra de algumas cervejas e não é por menos,  cada rótulo tem uma história para contar e acabam atacando nossos sentidos de uma maneira que, para nós, meros mortais, chega a ser muito sutil e quase imperceptível. Nos bastidores todos esses detalhes foram cuidadosamente pensados e estudados pelos espertinhos que os desenvolvem.

Desde os antigos e conservadores aos mais ousados, todos tem a sua beleza:


Se assim como nós você além de ser um apreciador de cervejas é um apreciador de rótulos vale a pena visitar o site: http://www.ohbeautifulbeer.com/


Com tantos rótulos assim no mercado surge aquela vontade de guardá-los. O Loucos por Ales testou e aprovou algumas técnicas fáceis e simples para remover esses rótulos e armazená-los de forma que não estraguem.

Técnica 1- Imersão em água fria:

Uma das maneiras mais simples e funciona muito bem com os rótulos de papel e, em algumas situações, em rótulos adesivos. A técnica consiste em imergir a garrafa (cheia de água) em um recipiente com água, que cubra todo o rótulo. Funciona em 99,9% dos casos porem o tempo de imersão na água varia muito. Para rótulos bem simples, sem detalhes metalizados ou relevos, em mais ou menos 30 minutos eles já se desprendem das garrafas. Há alguns casos em que as garrafas tiveram que ficar 1 dia inteiro dentro da água para que o rótulo pudesse ser removido.

Se no momento de retirar os rótulos você notar que está aplicando força então pare e deixe o rotulo secar bem e tente a técnica 2, afinal eles são delicados e tentar removê-los a força não trará um resultado muito feliz.

Técnica 2-  Água fervendo

Essa técnica vale para rótulos adesivos e para rótulos auto colantes (que são um pouco teimosos para serem retirados apenas com a água fria), apenas algumas precauções ao usar esse método. Como a água está fervendo cuidado para não queimar as mãos ao tocar a garrafa. Coloque água em uma chaleira e espere ferver, depois com a ajuda de um funil coloque a água dentro da garrafa, cuidando para que não escorra no rótulo, aguarde alguns minutos e você irá notar que aos poucos a água vai derreter a cola e você conseguirá tirar o rótulo.

Encontramos na internet mais algumas técnicas diferentes, algumas um tanto quanto bizarras, mas essas duas funcionaram muito bem até agora. Existem algumas como a utilização do papel contact, que também pode ser feita, porém na nossa humilde opinião não é muito fácil e o resultado final não é tão legal, você deve ser bem cuidadoso para não criar bolhas ou rasgar o rótulo, fora que a superfície do contact é brilhante e causa um efeito diferente em alguns rótulos (mas vai do gosto de cada um). Também pode usar o vapor quente e o método de colocar a garrafa no forno pré-aquecido, apenas cuidado com alguns rótulos para que esses não queimem ou percam alguns detalhes ao aquecê-los demais.

É importante também achar um lugar para guardar esses rótulos, já que deixá-los soltos você corre o risco que se amassem ou estraguem.  Para montar um álbum basta um pouco de criatividade e paciência.



No álbum do Loucos Por Ales usamos um fichário comum (fácil de encontrar em qualquer papelaria) de 21x21 cm, o papel usado para colar os rótulos é um papel com ph neutro (para conservá-los por mais tempo e para que o papel convencional não interfira quimicamente com o rótulo) mas nada impede de vocês usarem uma folha sulfite ou outro tipo de papel, e cola em bastão.
A ordem ou a maneira com que os rótulos são colados vai da preferência do colecionador J assim como a confecção de uma capa.




E vocês, conhecem mais algum método eficaz para remover os rótulos das cervejas ou conhecem ideias criativas para montar um álbum?

11 comentários:

  1. Olá, Júlia. Que legal esse seu post. Em um comentário no blog eu perguntei justamente se alguém poderia me ajudar a retirar o rótulo. Sou novato neste mundo mas já criei um hobby de colecionar tampinhas e rótulos. Tampinhas é moleza, mas tem rótulo que é difícil retirar pra caramba à beça. Tipo missão impossível.

    Vou seguir suas dicas. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi Luciano :)). Vi seu comentário no outro post e até ia mostrar esse que fizemos especialmente sobre os rótulos. Realmente no começo é um pouquinho complicado de retirá-los e saber qual técnica vai funcionar melhor com cada tipo de rótulo, mas por experiência própria, com o tempo isso vai ficando cada vez mais fácil, inclusive você acaba misturando e criando as suas próprias técnicas :D. Hehehe é chega até a dar raiva quando eles não saem, mas um pouquinho de paciência sempre ajuda.
      Acho que essa coisa do colecionar, sejam as tampinhas, como os rótulos ou garrafas, deixam a gente com ainda mais vontade de experimentar todas as cervejas que pudermos e nos prendem e nos fazem querer aprender ainda mais sobre o universo. Quando você começar a sua coleção mande uma foto para a gente ver como ficou :)).

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Opa! Assim que a minha coleção estiver com "cara de coleção" eu vou enviar. Ainda estou engatiando (ou seria engatinhando? rsrs). Enfim... Obrigado pelo retorno.

    Grande abraço e cheers!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, depois de algumas cervejas na cabeça todos estaremos engatinhando ou engatiando, aí não importa...hehe

      Excluir
  3. Que bacana!

    Coleciono tampinhas, rótulos (por enquanto eram garrafas) e bolachas! Ainda sou um aspirante a colecionador, como o Luciano, mas este post ajudou bastante! Vou em busca de um fichário desse tipo!

    Obrigado pelas dicas!

    Abraços
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Rafael!! Bom saber que pudemos ajudar você, se descobrir novas técnicas para retirar os rótulos compartilhe com a gente ;D

      Excluir
  4. Boa noite.
    Estou começando o meu portfólio de rótulos, tenho 58 rótulos. Eu classifico as cervejas de 0 a 5 estrelas, baseado unicamente em meu gosto pessoal.
    Uma outra técnica para se retirar rótulos, é com liquido gelado dentro da garrafa, sendo a própria cerveja, ou água. Quando a garrafa estiver bem suada, pode começar a retirada. Mas não funciona bem com todos os tipos, aqueles mais colados, é melhor usar a água quente mesmo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. achei este album uma ótima opção:

    http://www.centraldacerveja.com.br/album-para-colecionar-rotulos-de-cerveja

    ResponderExcluir
  6. Eu colecionava as garrafas, mas estou ficando sem espaço. Já comprei o fichário. Só falta criar coragem de retirar os rótulos kkkk

    ResponderExcluir
  7. Alguem sabe como fazer para conservar os rotulos nas garrafas? Se tem alguma tinta ou verniz que airva para isso?

    ResponderExcluir
  8. Ola...estou procurando rotulos historicos da brahma de 2016. Sao 9. sabe onde encontro eles?!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...