quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cerveja encorpada, tem certeza?


Imagem: Blog Quatro Cantos do Mundo


Sabemos que nem só de sabor se faz uma cerveja. É comum dizer que durante uma degustação, mais de um de nossos sentidos é envolvido; logicamente o sabor e o aroma são os mais notáveis, entretanto, a aparência do líquido, a formação de espuma e os sons são fatores que também influenciam a experiência sensorial.

O assunto de hoje é corpo, uma das características a compor a sensação táctil da degustação. Some a carbonatação e a temperatura da cerveja com o corpo e estará quase completo o time de sensações que vão além do óbvio, além do sabor e do aroma.

Possivelmente a mais comum das confusões durante a apreciação de cervejas seja o fato de confundir uma cerveja saborosa com uma cerveja encorpada. A cerveja encorpada é aquela que possui maior licorosidade, maior viscosidade, e esta característica não está diretamente relacionada à intensidade do sabor ou do amargor. Este é um conceito que foi difundido erroneamente pelas propagandas das cervejas mais populares. Quando a cervejaria quer dizer que lançou uma cerveja que se parece menos com as aguadas tão conhecidas dos churrascos brasileiros ela diz que a cerveja é encorpada, geralmente com a voz de um locutor tentando sensualizar o termo: "Encorpaaada, saborooosa".

Opa, acabei de citar cervejas aguadas, seria este o termo correto para designar as american lagers e cervejas mais baratas do nosso mercado? A impressão que temos ao tomar é exatamente esta, de uma cerveja menos concentrada, como se fosse, realmente, mais diluída. Todavia, tecnicamente ela não recebe mais água ou é menos alcoólica. O que ocorre é que a presença de cereais não malteados e a baixa quantidade de malte de cevada utilizados na preparação destas cervejas conferem a ela um sabor menos acentuado, em prol de uma suposta drinkability maior, uma maior refrescância.

Então, afinal, o que é uma cerveja encorpada? Encorpada é aquela cerveja que preenche sua boca, que demora mais para escorrer por sua garganta. A Petroleum é uma cerveja muito encorpada, a Duvel também tem um corpo considerável, enquanto a Brewdog Punk IPA já possui um corpo mais modesto e as nossas baratinhas são exemplo de cerveja com pouco corpo.


Qual a sua impressão sobre o corpo das cervejas? Deixe um comentário com a cerveja mais e a menos encorpada que você já tomou.

Um comentário:

  1. Como não tenho paladar tão afinado (ainda estou descobrindo este novo mundo), uma cerveja que eu gosto muito e que na minha opinião tem um corpo médio é a Weiss da Baden Baden, gosto muito.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...